A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

Educação inclusive, (imagem: google images

A educação inclusiva é um tema que ecoa pelos corredores das escolas brasileiras, mas nem sempre com o devido protagonismo. Quando se trata das pessoas com deficiência, a jornada educacional é marcada por avanços, mas também por desafios significativos.  Vamos abordar alguns desafios desse público, bem como as leis que garantem o seu direito à educação.

Despreparo da Comunidade Escolar

Nossos educadores são verdadeiros heróis, mas muitos ainda enfrentam o desafio de lidar com a diversidade em sala de aula. O despreparo para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência é uma realidade. Professores, gestores e demais profissionais carecem de formação adequada para criar um ambiente inclusivo. A falta de conhecimento sobre estratégias pedagógicas e adaptações curriculares dificulta a promoção de uma educação que abrace a todos.

Infraestrutura Inadequada

Imagine um aluno com mobilidade reduzida tentando subir uma escada sem rampa de acesso. A infraestrutura inadequada das escolas é um dos maiores entraves à inclusão. Banheiros não adaptados, salas de aula sem recursos adequados e sinalização inacessível criam barreiras físicas e emocionais. A inclusão não é apenas sobre matricular todos na mesma escola; é sobre garantir que todos possam participar plenamente. Muitas escolas que dizem aceitar alunos com deficiência, entretanto, a falta de acessibilidade adequada acaba ou atrapalhando a vida dessas pessoas, ou impedindo que elas tenham acesso aos estudos. Mesmo que por lei nenhuma escola possa rejeitar alunos com deficiência, e é possível que muitas delas usem a falta de acessibilidade como artificio para desestimular o ingresso de pessoas com deficiência a ingressarem.

O censo escolar de 2022 trás diversos dados, entre eles é o de que pelo menos 27% das escolas de ensino básico não tem nenhum item de acessibilidade. E mesmo entre as escolas onde há alunos com deficiência, 19% dessas escolas não tem nenhum item de acessibilidade.

Preconceito e Estigma

O preconceito ainda ronda os corredores escolares. Alunos com deficiência enfrentam olhares tortos, comentários maldosos e até mesmo discriminação por parte de colegas e educadores. A falta de sensibilização sobre as capacidades e potencialidades desses estudantes perpetua estereótipos negativos. Educar não é apenas transmitir conteúdo; é também desconstruir preconceitos. Infelizmente ainda há uma persistente cultura de bullying nas escolas brasileiras e pessoas com deficiência acabam se tornam alvos fáceis dentro das propriedades das escolas. Essa situação pode facilmente gerar traumas e desestimular a continuidade nos estudos.  Mas ainda faltam projetos e ações que ajudem a educar e combater os preconceitos contra pessoas com deficiência, especialmente em escolas públicas.

Déficit de Profissionais Especializados

Intérpretes de Libras, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais: esses profissionais são essenciais para o sucesso da inclusão. No entanto, o déficit de especialistas nas escolas brasileiras é alarmante. Investir na formação e contratação desses profissionais é fundamental para oferecer suporte adequado aos alunos com deficiência. A inclusão não é uma tarefa solitária; é um trabalho em equipe.

Currículo Padronizado e Avaliações Inflexíveis

O currículo muitas vezes é como um molde rígido, incapaz de se adaptar às necessidades individuais. As avaliações tradicionais nem sempre conseguem capturar o progresso desses estudantes de maneira justa. Precisamos repensar nossos métodos de ensino e avaliação. Afinal, a educação não é uma corrida; é uma jornada de descoberta e crescimento. O currículo padronizado pode atrapalhar em especial a educação das pessoas com deficiências intelectuais, mentais e neurodivergentes, que acabam sendo penalizados por esse método de estudos tão exclusivo e que deveria ser reavaliado.

O resultado da falta de preparo: dados alarmantes.

A falta de preparo do sistema educacional brasileiro acaba acarretando a alarmante situação demonstrada por dados do IBGE. Os dados de 2022 indicam uma alta taxa de analfabetização entre pessoas com deficiência, 19,5%, muito maior que a média nacional. Apenas 25% das pessoas com deficiência teriam terminado o ensino médio. Isso acaba também acarretando em pouco aparição das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, fazendo com que a maior parte desses indivíduos acabem trabalhando na informalidade (55%)

Leis que promovem o direito das pessoas com deficiência à educação

A educação é um direito fundamental de todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades ou limitações. No Brasil, avanços significativos foram feitos para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso igualitário à educação. Neste artigo, exploraremos as leis relacionadas à educação inclusiva e como elas impactam a vida desses indivíduos.

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

A Lei nº 13.146/2015, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um marco legal que visa assegurar e promover os direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência. Além disso, ela busca sua inclusão social e cidadania. Baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil, essa lei estabelece diretrizes para a educação inclusiva e o atendimento educacional especializado.

De acordo com o Estatuto, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que pode obstruir sua participação plena na sociedade. A avaliação da deficiência é realizada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, considerando diversos fatores.

Lei de Cotas de Ingresso nas Universidades

A Lei nº 12.711/2012 e o Decreto nº 7.824/2012 estabelecem cotas para o ingresso de pessoas com deficiência em universidades. Essa medida visa garantir a representatividade desse grupo no ensino superior, proporcionando oportunidades iguais para todos.

Lei de Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos

A Lei nº 13.460/2017 protege os direitos das pessoas com deficiência ao utilizar serviços públicos. Ela estipula normas para o atendimento adequado e igualitário, assegurando que esses indivíduos não enfrentem barreiras ao acessar serviços essenciais.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

A Lei nº 9.394/1996, conhecida como Lei Darcy Ribeiro, estabelece as bases da educação no Brasil. Ela inclui diretrizes para a educação especial e o atendimento educacional especializado. A LDB reconhece a diversidade dos estudantes e a necessidade de adaptações curriculares para garantir a aprendizagem de todos.

O Brasil tem um longo histórico quando se trata da educação das pessoas com deficiência. É possível encontrar essa história na publicação da professora Graciele Marjana Kraemer, gratuitamente neste link.

Texto: Fernando Paixão Rosa

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