Acontecerá em São Paulo, 1ª Caminhada Inclusiva acontece na Vila Prudente e região

O mês de abril é conhecido pela data conscientização do autismo (02/04), passou a ser tratado como Abril Azul e no próximo dia 14 (domingo) acontece a 1ª Caminhada Inclusiva da Vila Prudente e região. O início se dará às 9h na rua Aracati Mirim, onde fica o Parque de Vila Prudente. Passará pela avenida Francisco Falconi e rua João Pedro Lécor, retornando para Aracati Mirim.

A idealizadora do evento, Ana Claudia Galvão Michelin, psicopedagoga, especialista em educação especial comenta, “Está na hora de abrir os olhos para a verdadeira inclusão. E para que ela exista de fato, é preciso mudar a consciência e garantir a permanência das pessoas com deficiência em todos os lugares. Todos são capazes, basta garantir as oportunidades. Se o lugar não permitir acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente.”

Segundo os organizadores, “o objetivo do evento é conscientizar as pessoas que somos todos diferentes, que a verdadeira inclusão acontece quando abrimos nosso coração para as singularidades das pessoas e criamos um ambiente onde cada indivíduo não é apenas aceito, mas também valorizado por suas características únicas. A pessoa com deficiência, nunca é o problema, mas o preconceito da sociedade sim”

Para participar do evento será necessário fazer a inscrição neste link.

Mais detalhes:

1ª CAMINHADA INCLUSIVA DA VILA PRUDENTE E REGIÃO – São Paulo – SP
Dia: 14 de abril de 2024.
Horário: 9h
Local: Rua Aracati Mirim, avenida Francisco Falconi e João Pedro Lecór.

Outras informações pelo telefone: (11) 99731-5420

Sobre o dia mundial da conscientização do autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno neurológico do desenvolvimento que se manifesta de diferentes formas, incluindo dificuldades de interação social e comportamentos repetitivos.

Essa data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e é fundamental para disseminar informações de qualidade sobre o autismo, combater o preconceito e garantir a inclusão das pessoas afetadas pelo transtorno. O símbolo do quebra-cabeça representa a complexidade do TEA, e é essencial que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias que possam contribuir para seu desenvolvimento.

Compartilhar
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Redes sociais