Em projeto piloto, Grupo Boticário lança e distribui acessórios inclusivos

Fonte: Grupo Boticário

Em mais uma iniciativa inovadora, o Grupo Boticário apresenta uma nova linha de acessórios inclusivos, destinada a pessoas com mobilidade reduzida, reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão em sua marca. O grupo, que já tem demonstrado sensibilidade em relação ao público com deficiência física, lança agora dois acessórios projetados para facilitar o acesso e uso de produtos de beleza por indivíduos com pouca mobilidade. Este movimento é de suma importância e está alinhado a uma discussão cada vez mais relevante: a histórica invisibilidade da mulher no mercado da moda e da beleza.

Invisibilidade no mercado da beleza e da moda

A presença da mulher com deficiência no mercado da moda e da beleza é uma questão que há muito tempo tem sido negligenciada, perpetuando um padrão de invisibilidade que reflete a falta de representatividade e inclusão, mas nos últimos anos cada vez mais contestada. Enquanto a indústria da moda e beleza avança cada vez mais em direção à diversidade e aceitação, as mulheres com deficiência continuam enfrentando desafios significativos para serem reconhecidas e valorizadas, visto que há uma variedade imensa de deficiências que acabam sendo ignoradas mesmo quando outras acabam sendo melhor representadas.

Um dos principais obstáculos é a ausência de modelos com deficiência em campanhas publicitárias, desfiles de moda e editoriais de revistas. Isso cria um estigma que sugere que a beleza é limitada a um padrão estreito e inatingível, excluindo mulheres com deficiência dessa narrativa. E a falta de representação contribui para a perpetuação de estereótipos e reforça a ideia de que a beleza está intrinsecamente ligada à perfeição física.

Além disso, a acessibilidade nos espaços de moda também é um problema recorrente. Poucas marcas consideram as necessidades específicas das mulheres com deficiência ao desenvolver suas coleções e produtos. Desde a modelagem das roupas até a escolha de tecidos e detalhes funcionais, há uma carência de designs inclusivos que atendam a uma variedade de corpos e habilidades.

A invisibilidade da mulher com deficiência no mercado da moda e beleza não é apenas uma lacuna representativa, mas também uma oportunidade perdida para as marcas. Ao reconhecer e celebrar a diversidade, as empresas têm a chance de atingir um público mais amplo e demonstrar um compromisso genuíno com a inclusão. E é aí que que o Grupo Boticário acaba inovando.

O projeto Piloto do grupo Boticário

O Grupo Boticário, que anteriormente lançou uma linha de pincéis desenvolvidos para pessoas com deficiência visual, proporcionando identificação através de marcação em alto relevo nos produtos, agora retorna em parceria com a Mercur, uma empresa especializada em produtos inclusivos em diversas áreas. O grupo Boticário lança dois novos acessórios voltados para pessoas com mobilidade reduzida: uma base aderente e um engrossador multiuso.

A base aderente oferece maior firmeza para abrir e manusear diferentes produtos, garantindo uma aderência extra. Ao aplicar maior aderência aos itens, esse acessório pode facilitar tanto a manipulação e abertura de produtos quanto prevenir escorregões, deslizes e quedas.

Já o engrossador proporciona maior facilidade no uso de diversos produtos, permitindo o aumento da área de contato com vários deles. Ao acoplar itens como batons, pincéis e outros no engrossador, o usuário terá uma capacidade aprimorada de usar e aplicar seus diversos produtos de beleza.

A importância de projetos como esse

A produção de acessórios e produtos específicos para pessoas com diversas deficiências representa uma abordagem inovadora e uma conquista, especialmente para as mulheres com deficiência, que há muito tempo lutam por produtos inclusivos. Facilitar o acesso e oferecer produtos exclusivos para mulheres com deficiência não apenas assegura o direito delas de cuidarem de si mesmas, mas também contribui para melhorar sua autoestima. Esse aumento na autoestima, por sua vez, reduz a reclusão social e combate o capacitismo, pois essas mulheres podem se cuidar de forma autônoma, sem depender da assistência de terceiros.

Embora ainda sejam limitadas as ações e marcas que se dedicam a criar produtos e serviços no setor de beleza e moda considerando a diversidade de pessoas com deficiência, o Grupo Boticário está apontando o caminho a ser seguido por outras empresas com essa iniciativa.

Como adquirir os acessórios:

Para adquirir os acessórios é preciso  fazer o seu cadastro até o dia 23 de março de 2024 e emitir o seu vale-brinde. Para mais informações, clique aqui e acesse o site da campanha.

Como se trata de um projeto piloto, por enquanto os acessórios só poderão ser retirados nas seguintes unidades:

Belém/PA – Shopping Castanheira, loja EUC 169/170 – Castanheira (O Boticário).
Brasília/DF – Shopping Conjunto Nacional, loja T-5 – Asa Norte (O Boticário).
Curitiba/PR – Shopping Mueller, piso L3 – Centro Cívico (Quem disse, Berenice).
Salvador/BA – Shopping da Bahia, loja 003 – Caminho das Árvores (O Boticário).
São Paulo/SP – Shopping Bourbon, loja 107 – Perdizes (O Boticário).

Texto: Fernando Paixão Rosa

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