Como está a acessibilidade nos Games hoje?

Acessibilidade e jogos

Nos últimos anos, a indústria de videogames tem feito progressos significativos na área de acessibilidade, tornando os jogos mais inclusivos para uma variedade de jogadores. Vamos pensar como essa evolução tem ocorrido e o que ainda precisa ser feito para garantir que todos possam desfrutar dos jogos.

O Que é Acessibilidade em Games?

A acessibilidade, segundo o dicionário Michaelis, significa “facilidade de acesso; qualidade do que é acessível”. Em outras palavras, trata-se de desenvolver meios que permitam a inclusão de indivíduos em atividades, independentemente de suas deficiências. Quando aplicado aos jogos, a acessibilidade envolve criar recursos que tornem a experiência de jogo mais amigável para pessoas com diferentes tipos de deficiência.

O Passado e o Presente

Há uma década, a acessibilidade nos jogos era limitada. Muitas vezes, os únicos recursos disponíveis eram legendas e áudio para guiar jogadores com deficiência visual. No entanto, esses recursos eram frequentemente adaptados de forma não oficial e não consideravam outras deficiências.

Felizmente, hoje em dia, vemos um esforço significativo para incluir mais pessoas no mundo dos jogos. Alguns avanços notáveis incluem:

  1. Interfaces Amigáveis: Muitos jogos agora possuem interfaces mais intuitivas e controles configuráveis.
  2. Modos Facilitados: Alguns títulos oferecem modos de jogo adaptáveis, permitindo que os jogadores escolham níveis de dificuldade adequados às suas habilidades.
  3. Opções de contraste e legendas: Alguns jogos oferecem opções avançadas de controle de contraste e legendas, permitindo que os jogadores escolham opções que melhor atendam suas necessidades nesses aspectos.
  4. Modo surdo: Alguns jogos como Fortnite apresentam a opção de modo surdo, que habilita inúmeros indicadores visuais apontando a direção de sons de disparo e passos.  
  5. Games Casuais: Os jogos casuais, populares em dispositivos móveis, também contribuem para a inclusão.

Exemplos de Acessibilidade nos Jogos

Vejamos alguns exemplos de acessibilidade nos jogos:

“The Last of Us Part II”:

Este aclamado jogo da Naughty Dog oferece uma variedade de opções de acessibilidade, tornando-o um excelente exemplo de como os desenvolvedores podem incluir mais jogadores.
Legendas Configuráveis: Os jogadores podem personalizar o tamanho, a cor e a fonte das legendas para melhor atender às suas necessidades.
Modo de Escuta: Para jogadores com deficiência visual, o jogo possui um modo de escuta que destaca sons importantes no ambiente.
Opções de Alto Contraste: O jogo permite ajustar o contraste visual para facilitar a leitura de texto e a identificação de elementos no cenário.

“Celeste”:

Este jogo de plataforma desafiador também se destaca em termos de acessibilidade:

Assistência de Mira: Os jogadores podem ativar uma assistência de mira que ajuda a direcionar os saltos com mais precisão.
Ajuste de Velocidade do Jogo: Os jogadores podem diminuir a velocidade do jogo para enfrentar seções difíceis com mais facilidade.
Pular Seções Difíceis: Para quem prefere focar na narrativa, o jogo permite pular partes especialmente desafiadoras.

“Xbox Adaptive Controller”:

Embora não seja um jogo em si, o Xbox Adaptive Controller merece destaque. Esse controle foi projetado pela Microsoft para atender às necessidades de jogadores com mobilidade reduzida.
Ele possui entradas personalizáveis, permitindo que os jogadores conectem dispositivos adaptados, como botões grandes ou pedais.
O controle é uma demonstração de como a indústria está se esforçando para tornar a experiência de jogo mais inclusiva.

Estúdios Comprometidos com a Acessibilidade

Além dos exemplos de jogos, alguns estúdios têm se destacado por seu compromisso com a acessibilidade:

Ubisoft:

A Ubisoft tem trabalhado ativamente para tornar seus jogos mais acessíveis.
Opções de Legenda: Muitos de seus títulos oferecem opções de legenda configuráveis.
Mapeamento de Botões: Os jogadores podem personalizar os controles para se adequar às suas necessidades.

Naughty Dog:

O estúdio por trás de “The Last of Us” e “Uncharted” tem sido elogiado por suas opções de acessibilidade abrangentes.
Eles continuam a ouvir a comunidade e aprimorar suas práticas de design.

EA Sports:

A franquia de jogos esportivos da EA tem se esforçado para incluir opções de acessibilidade.
Modos de Controle Simplificados: Os jogos oferecem modos de controle mais simples para facilitar a jogabilidade.

Caminhos a seguir

Apesar desses avanços, ainda há muito a ser feito. A indústria de videogames precisa mudar suas suposições sobre quem joga e considerar a diversidade de jogadores. A AbleGamers, uma fundação global, defende que os recursos de acessibilidade devem ser parte integrante do design do jogo, não apenas “extras”.

A acessibilidade nos videogames é uma jornada que deve ser contínua.  À medida que mais desenvolvedores notam que o público de pessoas com deficiência nos jogos é cada vez maior, se comprometem com essa causa, esperamos ver um futuro em que todos possam desfrutar dos jogos, independentemente de suas habilidades ou deficiências.

Texto: Fernando Paixão Rosa

Compartilhar
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Redes sociais